Home Matérias A Melhoramentos Florestal

A Melhoramentos Florestal

6 min leitura
Comentários desativados em A Melhoramentos Florestal
0
237

 A CIA MELHORAMENTOS
Os negócios da Cia. Melhoramentos englobam editora, livraria e fibras celulósicas de alto rendimento. A Editora Melhoramentos, a frente mais conhecida, com milhares de livros publicados, foi a primeira empresa a editar um livro infantil colorido no Brasil, no início do século XX. A Melhoramentos Florestal, com gestão ecologicamente correta, planta florestas das espécies pinus e eucaliptos. É responsável também pela produção de fibras celulósicas de alto rendimento, componente fundamental para inúmeras embalagens cartonadas e papéis para fins sanitários (tissue).

Demandas sustentáveis
Pilares da atuação da Melhoramentos em Monte Verde

CERTIFICADO
Atenta ao desenvolvimento sustentável, a Melhoramentos Florestal mantém o selo verde Forest Stewardship Council (FSC), conquistado em 2011. Além disso, a unidade de Bragança Paulista também conquistou a certificação e agora faz parte do manejo florestal. Isso é o reflexo de ações realizadas dentro das rígidas normas ambientais, em parceria com a comunidade que garante o manejo responsável de suas florestas.

 

Parceria com a Prefeitura de Camanducaia, através do patrocínio amparado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, para os principais eventos do subdistrito de Monte Verde:

o Festival de Inverno, de Gastronomia e o Natal, utilizando % do ICMS gerado pela empresa na região.
Um dos passeios mais procurados pelos brasileiros na estação mais fria do ano, o Festival de Inverno de Monte Verde atrai cerca de 20 mil pessoas e movimenta a cena cultural e econômica da região.

 

Festival de Inverno – Grandes apresentações culturais
Festival de Natal – o encanto no natal para adultos e crianças
Um conjunto que agrega deliciosos pratos – cultura – conhecimento e diversão

 

A Melhoramentos Florestal destaca-se no mercado como referência entre as produtoras brasileiras de celulose.
Toda fibra celulósica de alto rendimento produzida pela Melhoramentos é proveniente das florestas de pinus e eucalipto plantadas pela própria empresa em suas três áreas de cultivo; duas em São Paulo, instaladas respectivamente em Caieiras e Bragança Paulista, e a Fazenda Levantina, que fica na região de Camanducaia, em Minas Gerais.


As florestas plantadas formam um ciclo de plantio e colheita, colaborando para o desenvolvimento sustentável. Neste tipo de floresta, as árvores são cultivadas em áreas específicas e depois colhidas para uso industrial. O manejo ambientalmente correto é benéfico, entre outros, para a conservação da biodiversidade, para a mitigação dos efeitos do aquecimento global e para o equilíbrio do clima por meio da grande absorção de CO² da atmosfera. Além disso, o plantio e manejo periódico promovem a manutenção e a fertilidade dos solos e ajudam no desenvolvimento econômico e social das comunidades vizinhas.


Com 12 mil hectares, a Fazenda Levantina, localizada a 24km da zona urbana de Camanducaia e a 15km de Monte Verde, abriga uma das primeiras florestas plantadas do país, destinada à produção de celulose. Vale ressaltar que mais de 50% das áreas florestais da Melhoramentos são compostas por mata nativa, onde o habitat de espécies silvestres e plantas exóticas é protegido em sua integridade máxima.
A Fazenda Levantina também abriga quatro vilas com moradias para seus colaboradores, além da igreja São Geraldo Magela e a Escola Particular Alice Weiszflog, aonde estudam aproximadamente 120 crianças. Destas, cerca de 15% são filhos de colaboradores da empresa, os demais de comunidades vizinhas à escola.

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais Associação de Hoteis
Carregar mais Matérias
Comentários fechados

Veja também

Feriado de Carnaval sem a agitação da folia

Para você que quer aproveitar o Feriado de Fevereiro mas sem a Folia do Carnaval. O Destin…