Com a culinária requintada entre os seus diversos atrativos como tradicional destino turístico do Sul de Minas, Monte Verde vai receber o “Gastronomia nas Montanhas 2024”, entre os dias 7 e 29 de setembro. O evento no distrito de Camanducaia (MG), localizado a apenas 160 km de São Paulo, contará com a participação de cerca de 20 restaurantes, agitará ainda mais a movimentada temporada de inverno e o início da primavera no vilarejo mineiro, que também já projeta a estação que começará no dia 22 do próximo mês.
Promovida pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) em parceria com o Sebrae Minas, a atração gastronômica está sendo organizada em conjunto com a Prefeitura de Camanducaia e o Sindicato Patronal de Serras Verdes. Em seu último final de semana, nos dias 28 e 29 de setembro, o encontro abrigará uma grande festa, que ocorrerá no portal de entrada do distrito e contará com barracas personalizadas, workshops, experiências gastronômicas e ainda presenteará os visitantes com a 2ª edição do Circuito Amantikir Festival, realizado pelo Sesc na localidade. Promovido de forma gratuita, o evento será no dia 28 e terá em sua programação duas apresentações de blues e rock, dos grupos Tritonne Band e Harp Attack, além de uma outra de jazz da banda Benny Goodman Revival. Para completar, haverá som mecânico com DJ, na abertura do evento, no final da manhã, e no término dessa agenda musical, à noite.
Oito dos cerca de 20 restaurantes participantes já estão confirmados no evento em Monte Verde e participam de um processo conduzido pelo programa “Prepara Gastronomia”, do Sebrae Minas, criado com o propósito de impulsionar negócios do segmento de alimentação fora do lar. Beneficiados por essa iniciativa, os empresários dos estabelecimentos vêm recebendo consultoria especializada e sem custo para recepcionar os turistas da melhor forma, com pratos especiais voltados às características da culinária oferecida por cada local.
O programa deste treinamento, que visa principalmente preparar os empreendedores de todas as categorias do ramo alimentício para satisfazer consumidores cada vez mais exigentes, traz conhecimentos de vários temas, como, por exemplo: novas tendências gastronômicas; técnicas e novos formatos de vendas; como criar conteúdo para divulgar seu negócio; práticas de gestão financeira e estratégias de marketing e relacionamento com os clientes.
Rebecca Wagner, presidente da MOVE, exalta a importância da realização do evento gastronômico no destino turístico mineiro, pouco depois de a entidade já ter organizado, em conjunto com a Prefeitura de Camanducaia, a última edição do “Inverno nas Montanhas”, que ofereceu ao público atrações culturais gratuitas em cinco sábados consecutivos, no período entre 29 de junho e 27 de julho. “Monte Verde tem a sua gastronomia diversificada como um dos seus principais atrativos e possui muitos restaurantes ótimos, de diferentes especialidades, para atender aos desejos dos turistas que não abrem mão de desfrutar de uma boa culinária. E essa parceria feita pela MOVE e a Prefeitura de Camanducaia com o Sebrae, além de proporcionar uma nova atração diferenciada para quem visitar o distrito em setembro, ajuda os empreendedores do setor a oferecer experiências gastronômicas cada vez melhores aos seus clientes”, ressalta Rebecca.
Anderson Faria, analista do Sebrae Minas, também enfatiza os benefícios trazidos pelo programa aos estabelecimentos cujos empresários estão recebendo consultoria com o objetivo de melhorar a eficiência dos seus negócios e também mirando uma participação de sucesso no evento. “O Prepara Gastronomia vem capacitar micro e pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar, com o propósito de fortalecer esses empreendimentos e também a identidade cultural e a gastronomia mineira. São capacitações voltadas para gestão do negócio e também ações voltadas para preparação e apoio em festivais e outros eventos gastronômicos. Em Monte Verde, nós capacitamos um grupo de empresários com a estratégia de promover gestão do negócio e de preparar o festival, com pratos elaborados especialmente para o evento, e que vão valorizar ainda mais as características locais desse importante destino turístico”, destaca Faria.
Embora a lista completa de restaurantes participantes do “Gastronomia nas Montanhas” ainda não tenha sido oficialmente confirmada pelos organizadores, o Alameda Suíça, que possui um aconchegante ambiente de dois andares, culinária diversificada e decoração requintada, é um dos estabelecimentos com presença garantida e já revelou, inclusive, o prato especial que oferecerá aos clientes no período da festividade gastronômica. Trata-se de uma costela assada e prensada, temperada com molho especial da casa e acompanhada por uma massa também de produção caseira. O nome do item recém-criado para o cardápio ainda será definido.
O estabelecimento, que integra o grupo de dezenas de associados da MOVE no setor gastronômico, foi eleito um dos melhores restaurantes do mundo para ir à noite em votação promovida pela TripAdvisor. Conquistou a quarta posição no ranking da categoria Noite Romântica para jantar do prêmio “Travellers’ Choice – Os melhores dos melhores de 2023”, sendo o brasileiro mais bem colocado.
Com a MOVE entre os seus realizadores, o “Gastronomia nas Montanhas” também conta com o apoio da Associação Comercial de Monte Verde, do Sesc e do Jornal Voz da Terra. Confirmado para o último final de semana do evento, o Circuito Amantikir foi a atração musical que fechou a edição de 2023 do “Inverno nas Montanhas” no distrito de Camanducaia. Mais informações sobre o festival, que neste ano já passou por Maria da Fé, Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí, outros três municípios do Sul de Minas, podem ser conferidas no site.
Confira os restaurantes já confirmados no “Gastronomia nas Montanhas”:
- Alameda Suíça
- Arvorecer Pizzaria
- Confraria Gastropub e Pizza Bar
- Chocolateria Monte Verde
- Hügel Bar & Gastronomia
- Villa Amarela
- Villa Donna
- Villa Madre
Confira a programação do Circuito Amantikir Festival em Monte Verde:
- Data: 28 de setembro
- 11h – Som mecânico (DJ) com playlist do festival
- 13h – Tritonne Band (blues e rock)
- 16h – Grupo Benny Goodman Revival (jazz)
- 19h – Banda Harp Attack (blues e rock)
- 20h30 – Som mecânico (DJ) com playlist do festival